terça-feira, 13 de março de 2007

Jefferson Dias

Me chamo Jefferson, sou estudante de Licenciatura em Ciências Naturais, adoro conhecer pessoas deste grupo, das profissões da Saúde e Educação. Se também, vamos nos conhecer mais?!!
Abraços!!

5 comentários:

JEFFERSON DIAS disse...

Procuro endereços eletrônicos, confiáveis, para acessar informações sobre o Ensino de Ciências no Brasil e no Mundo.

JEFFERSON DIAS disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jefferson Dias disse...

Universidade Federal da Bahia
Faculdade de Educação
Docente Adriane Halmann
Estudante Jefferson Dias


Relato sobre as apresentações das aulas temáticas, realizadas pelos estudantes da disciplina Ensino de Ciências , dia 17/04/2007.



A proposta dessa atividade teve como objetivo possibilitar que os estudantes da turma de Ensino de Ciências planejassem aulas com temas científicos, considerando os três momentos pedagógicos: problematização inicial, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento. A classe foi dividida em quatro grupos que elegeram, cada um, uma temática para ser apresentada posteriormente para seus colegas da turma. Seguida a distribuição dos grupos e elaboração dos conteúdos científicos, cada grupo apresentou uma “aulinhas” . Sendo esse o motivo das considerações seguintes.
O primeiro grupo abriu a aula, apresentou a temática “sistema digestório”, desenvolveu os três momentos pedagógicos muito bem, fez a problematização e posicionou-se interativamente com a turma. Organizou os conhecimentos, através de relatos e experimentos esclarecedores sobre o tema. No fechamento eles iniciaram a aplicação do conhecimento cedendo para a turma a oportunidade de demonstrarem o que aprenderam sobre sistema digestório O segundo grupo apresentou conteúdos de química , “substâncias”. Na minha opinião, esse grupo foi pouco problematizador,pois foram mais conceituais: definiram substâncias e demostraram as aplicações através dos experimentos. O terceiro grupo tratou de conhecimentos bioquímicos, “carboidratos”. Nesse grupo, pela maioria dos apresentadores, faltou interação com a turma. Achei que eles problematizaram pouco e definiram mais. Houve, também, na organização do conhecimento, pouca interação com os outros colegas. Já a aplicação do conhecimento foi bastante significativo: distribuíram para alguns membros da turma, por pesquisarem anteriormente, o seu alimento preferido. Distribuíram alimentos rico em carboidratos, contrastando os mais e menos saudáveis.
E, o quarto grupo, abordou “relações ecológicas, com ênfase em parasitismo e mutualismo”. Já adianto que a minha opinião sobre esse grupo é suspeita, pois foi o que fiz parte. Prezamos em começar com a problematização da nossa temática com os outros colegas. Fizemos perguntas reflexivas, explorando os conhecimentos prévios e a realidade de cada um deles sobre as relações tratadas. Após a problematização, partimos para a organização dos conhecimentos socializados por eles, comparando com os conhecimento científico. Feito isso, definimos cientificamente o conteúdo. Para a aplicação do conhecimento elaboramos um painel comparativo, onde os colegas iriam organizar as figuras, separadamente, que representavam as relações de parasitismo ou mutualismo, de acordo com o que entenderam da exposição.

Jefferson Dias disse...

Universidade Federal da Bahia
Faculdade de Educação
Docente Adriane Halmann
Estudante Jefferson Dias


Relato sobre as apresentações das aulas temáticas, realizadas pelos estudantes da disciplina Ensino de Ciências , dia 17/04/2007.



A proposta dessa atividade teve como objetivo possibilitar que os estudantes da turma de Ensino de Ciências planejassem aulas com temas científicos, considerando os três momentos pedagógicos: problematização inicial, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento. A classe foi dividida em quatro grupos que elegeram, cada um, uma temática para ser apresentada posteriormente para seus colegas da turma. Seguida a distribuição dos grupos e elaboração dos conteúdos científicos, cada grupo apresentou uma “aulinha”. Sendo este o motivo das considerações seguintes.
O primeiro grupo abriu a aula, apresentou a temática “sistema digestório”, desenvolveu os três momentos pedagógicos muito bem, fez a problematização e posicionou-se interativamente com a turma. Organizou os conhecimentos, através de relatos e experimentos esclarecedores sobre o tema. No fechamento eles iniciaram a aplicação do conhecimento cedendo para a turma a oportunidade de demonstrarem o que aprenderam sobre sistema digestório O segundo grupo apresentou conteúdos de química , “substâncias”. Na minha opinião, esse grupo foi pouco problematizador,pois foram mais conceituais: definiram substâncias e demostraram as aplicações através dos experimentos. O terceiro grupo tratou de conhecimentos bioquímicos, “carboidratos”. Nesse grupo, pela maioria dos apresentadores, faltou interação com a turma. Achei que eles problematizaram pouco e definiram mais. Houve, também, na organização do conhecimento, pouca interação com os outros colegas. Já a aplicação do conhecimento foi bastante significativo: distribuíram para alguns membros da turma, por pesquisarem anteriormente, o seu alimento preferido. Distribuíram alimentos rico em carboidratos, contrastando os mais e menos saudáveis.
E, o quarto grupo, abordou “relações ecológicas, com ênfase em parasitismo e mutualismo”. Já adianto que a minha opinião sobre esse grupo é suspeita, pois foi o que fiz parte. Prezamos em começar com a problematização da nossa temática com os outros colegas. Fizemos perguntas reflexivas, explorando os conhecimentos prévios e a realidade de cada um deles sobre as relações tratadas. Após a problematização, partimos para a organização dos conhecimentos socializados por eles, comparando com os conhecimento científico. Feito isso, definimos cientificamente o conteúdo. Para a aplicação do conhecimento elaboramos um painel comparativo, onde os colegas iriam organizar as figuras, separadamente, que representavam as relações de parasitismo ou mutualismo, de acordo com o que entenderam da exposição.

Jefferson Dias disse...

Universidade Federal da Bahia
Faculdade de Educação
Docente Adriane Halmann
Estudante Jefferson Dias


Relato sobre as apresentações das aulas temáticas, realizadas pelos estudantes da disciplina Ensino de Ciências , dia 17/04/2007.



A proposta dessa atividade teve como objetivo possibilitar que os estudantes da turma de Ensino de Ciências planejassem aulas com temas científicos, considerando os três momentos pedagógicos: problematização inicial, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento. A classe foi dividida em quatro grupos que elegeram, cada um, uma temática para ser apresentada posteriormente para seus colegas da turma. Seguida a distribuição dos grupos e elaboração dos conteúdos científicos, cada grupo apresentou uma “aulinha” . Sendo esse o motivo das considerações seguintes.
O primeiro grupo abriu a aula, apresentou a temática “sistema digestório”, desenvolveu os três momentos pedagógicos muito bem, fez a problematização e posicionou-se interativamente com a turma. Organizou os conhecimentos, através de relatos e experimentos esclarecedores sobre o tema. No fechamento eles iniciaram a aplicação do conhecimento cedendo para a turma a oportunidade de demonstrarem o que aprenderam sobre sistema digestório O segundo grupo apresentou conteúdos de química , “substâncias”. Na minha opinião, esse grupo foi pouco problematizador,pois foram mais conceituais: definiram substâncias e demostraram as aplicações através dos experimentos. O terceiro grupo tratou de conhecimentos bioquímicos, “carboidratos”. Nesse grupo, pela maioria dos apresentadores, faltou interação com a turma. Achei que eles problematizaram pouco e definiram mais. Houve, também, na organização do conhecimento, pouca interação com os outros colegas. Já a aplicação do conhecimento foi bastante significativo: distribuíram para alguns membros da turma, por pesquisarem anteriormente, o seu alimento preferido. Distribuíram alimentos rico em carboidratos, contrastando os mais e menos saudáveis.
E, o quarto grupo, abordou “relações ecológicas, com ênfase em parasitismo e mutualismo”. Já adianto que a minha opinião sobre esse grupo é suspeita, pois foi o que fiz parte. Prezamos em começar com a problematização da nossa temática com os outros colegas. Fizemos perguntas reflexivas, explorando os conhecimentos prévios e a realidade de cada um deles sobre as relações tratadas. Após a problematização, partimos para a organização dos conhecimentos socializados por eles, comparando com os conhecimento científico. Feito isso, definimos cientificamente o conteúdo. Para a aplicação do conhecimento elaboramos um painel comparativo, onde os colegas iriam organizar as figuras, separadamente, que representavam as relações de parasitismo ou mutualismo, de acordo com o que entenderam da exposição.